75 3023-9999

Qual a idade mínima recomendada para uma rinoplastia?

18/06/2021

A cirurgia de rinoplastia pode ser indicada para os casos em que o paciente demonstra insatisfação estética, o que pode englobar dorso nasal elevado, ponta caída, falta de definição, alteração das cartilagens ou assimetrias nasais.

Mas, como todos os procedimentos cirúrgicos, o fator estético não deve ser o único fator a ser levado em consideração.

Os adolescentes, principalmente a nova geração, são muito ligados a redes sociais. Com a divulgação diária de suas fotos, as famosas selfies, são geradas comparações e insatisfações com o próprio corpo.

No caso da rinoplastia a idade mínima recomendada é em média após os 15 anos para as meninas e após os 17 anos para os meninos. As meninas se desenvolvem mais rapidamente, por isso pode ser um pouco antes.

Não existe idade máxima para realizar a cirurgia de rinoplastia. Para a faixa etária mínima, consideramos que até os 15 anos de idade os ossos do crânio ainda estão se desenvolvendo, assim como demais partes do corpo, como o nariz. Conforme a pessoa envelhece, todas as estruturas do corpo também envelhecem e as técnicas mudam dependendo da necessidade do caso do paciente.

Em pacientes de idade mais avançada, pode ser maior a necessidade de estruturação do nariz. Já em pacientes jovens, as cartilagens podem ter um mau-posicionamento, necessitando que sejam redirecionadas na cirurgia

Estudar e entender as características físicas, de etnia, e demais particularidades do paciente é imprescindível, pois cada resultado é único. É preciso entender a harmonia do rosto e a estética do nariz, a satisfação do paciente com o resultado e um bom funcionamento do nariz, caso a rinoplastia seja acompanhada de correção de algum problema respiratório.

Exames pré-operatórios que comprovem a saúde são solicitados, não apenas para menores de idade, mas para todos os pacientes. No meu consultório, temos ainda uma psicóloga disponível para uma conversas franca com os pais ou responsáveis e com o paciente para que as expectativas possam se alinhar com as possibilidades reais da cirurgia.