
Como se trata de uma região que é muito delicada e sensível, é extremamente importante que o paciente conheça como é a recuperação da rinoplastia. Isso ajudará a ter os cuidados mais apropriados, contribuindo para o resultado. Para a recuperação da rinoplastia é muito importante garantir o apoio, bem como a proteção da estrutura do nariz. Isso é fundamental, especialmente durante o período de cicatrização.
Ao longo o processo de recuperação da rinoplastia, é normal sentir dor, inchaço, incômodo e até escurecimento na região. Nas primeiras 48 horas do pós-operatório, o paciente pode perceber a ocorrência de sangramento. Se isso acontecer bastante, é recomendado utilizar uma bolsa de gelo para colocar sobre o nariz. A obstrução nasal também é comum, sendo recomendado limpar corretamente as narinas, com o uso do soro fisiológico.
Cuidados na hora de fazer a higiene
O paciente deverá lavar as narinas com soro fisiológico conforme recomendado por mim, durante todo o período da recuperação. O banho completo está liberado desde o primeiro dia da cirurgia, mas é preciso evitar a água muito quente para não deixar o nariz ainda mais inchado. Lavar o rosto apenas com água fria durante as duas primeiras semanas ajuda a aliviar esse desconforto.
Siga todas as recomendações
Além do uso da técnica correta e da precisão do cirurgião, o sucesso de uma cirurgia plástica depende dos cuidados do paciente durante sua recuperação.
Por isso, você deve seguir todas as recomendações do seu cirurgião no pós-operatório da rinoplastia, comparecer às consultas agendadas e avisar sobre qualquer sintoma diferente. Assim, sua cirurgia vai atender suas expectativas da melhor forma!
Resultado definitivo
Quando o gesso for retirado depois de cerca de uma semana, já é possível observar que houve uma modificação no nariz e que as imperfeições mais significativas foram corrigidas. Porém, como a região estará muito inchada, ainda não é possível ver o resultado definitivo.
Devido ao ritmo mais lento de reabsorção do edema pelo organismo, principalmente notado na ponta do nariz, que fica endurecida, o resultado final só pode ser realmente avaliado em cerca de um ano após a cirurgia.