75 3023-9999

Dor de cabeça, maxilar travado, saiba os sintomas da disfunção da ATM e as formas de tratamento

08/06/2018

A ATM é a articulação temporomandibular que controla o movimento da mandíbula e, consequentemente, o da boca. Maxilar travado, mordida incomoda, zumbido no ouvido, inchaço na lateral da face e dores na cabeça, rosto, pescoço e ombro são alguns dos sintomas que podem indicar a disfunção da ATM. Sendo que, esses sinais podem ocasionar deslocamento da mandíbula, problemas na hora de falar e se alimentar, e estalos.

Além de questões físicas como batida, deslocamento, bruxismo, desalinhamento dos dentes ou o ato de roer as unhas, essa disfunção pode ocorrer por causa de fatores emocionais. Tais como ansiedade, estresse ou tensão.


A cirurgia ortognática é um conjunto de procedimentos cirúrgicos que têm como objetivo colocar a maxila e a mandíbula em uma inter relação adequada, corrigindo os problemas dentários e esqueléticos. Além de harmonizar e melhorar a estética facial, esse procedimento é indicado para a resolução de problemas como excesso ou pouca definição de queixo, ausência de definição da linha de pescoço, sorriso gengival, mordida aberta, mordida cruzada, face curta, face longa, entre outros.


Incluso na esfera dos problemas nos quais a cirurgia ortognática é uma solução apropriada, está a disfunção da ATM.


O maxilar travado é um sintoma clássico das disfunções de ATM. Normalmente é preciso ir no odontologista ou a um hospital para que um especialista consiga colocar a articulação de volta ao lugar. Para tanto, o especialista faz uma pressão para baixo e para trás com força, o que costuma causar dor no momento. No entanto, é importante que o travamento do maxilar normalmente causa dor naturalmente e impede a execução perfeita de uma série de ações importantes do dia a dia, como comer e falar.


A dor é um sintoma muito comum das disfunções da ATM, mas pode ser um sintoma mais tardio. Essa dor, no entanto, não tem um local específico da face para aparecer. Na maioria das vezes ela aparece próxima ao ouvido, no local onde fica a ATM, mas também pode ser nas têmporas ou parte frontal da testa.


Os tratamentos variam conforme o problema. Têm muitas técnicas modernas, como toxina botulínica quando há problemas musculares, placas de acetato em casos como o bruxismo ou a cirurgia em último caso, quando há deslocamento do disco ou necessidade de lubrificação". Apenas um odontologista especializado no assunto pode descobrir o que está causando o problema.


Entre em contato em caso de dúvida, informações ou orçamentos

(75) 3023-9999 ou WhatsApp (75) 99244-5555