75 3023-9999

Dor de cabeça, maxilar travado, saiba os sintomas da disfunção da ATM e as formas de tratamento

08/06/2018

A ATM é a articulação temporomandibular que controla o movimento da mandíbula e, consequentemente, o da boca. Maxilar travado, mordida incomoda, zumbido no ouvido, inchaço na lateral da face e dores na cabeça, rosto, pescoço e ombro são alguns dos sintomas que podem indicar a disfunção da ATM. Sendo que, esses sinais podem ocasionar deslocamento da mandíbula, problemas na hora de falar e se alimentar, e estalos.

Além de questões físicas como batida, deslocamento, bruxismo, desalinhamento dos dentes ou o ato de roer as unhas, essa disfunção pode ocorrer por causa de fatores emocionais. Tais como ansiedade, estresse ou tensão.


A cirurgia ortognática é um conjunto de procedimentos cirúrgicos que têm como objetivo colocar a maxila e a mandíbula em uma inter relação adequada, corrigindo os problemas dentários e esqueléticos. Além de harmonizar e melhorar a estética facial, esse procedimento é indicado para a resolução de problemas como excesso ou pouca definição de queixo, ausência de definição da linha de pescoço, sorriso gengival, mordida aberta, mordida cruzada, face curta, face longa, entre outros.


Incluso na esfera dos problemas nos quais a cirurgia ortognática é uma solução apropriada, está a disfunção da ATM.


O maxilar travado é um sintoma clássico das disfunções de ATM. Normalmente é preciso ir no odontologista ou a um hospital para que um especialista consiga colocar a articulação de volta ao lugar. Para tanto, o especialista faz uma pressão para baixo e para trás com força, o que costuma causar dor no momento. No entanto, é importante que o travamento do maxilar normalmente causa dor naturalmente e impede a execução perfeita de uma série de ações importantes do dia a dia, como comer e falar.


A dor é um sintoma muito comum das disfunções da ATM, mas pode ser um sintoma mais tardio. Essa dor, no entanto, não tem um local específico da face para aparecer. Na maioria das vezes ela aparece próxima ao ouvido, no local onde fica a ATM, mas também pode ser nas têmporas ou parte frontal da testa.


Os tratamentos variam conforme o problema. Têm muitas técnicas modernas, como toxina botulínica quando há problemas musculares, placas de acetato em casos como o bruxismo ou a cirurgia em último caso, quando há deslocamento do disco ou necessidade de lubrificação". Apenas um odontologista especializado no assunto pode descobrir o que está causando o problema.


Entre em contato em caso de dúvida, informações ou orçamentos

(75) 3023-9999 ou WhatsApp (75) 99244-5555

Preenchimento facial com ácido hialurônico

25/05/2018

O preenchimento facial é o procedimento utilizado para reestruturar a face. Ele tem como objetivo preencher sulcos e rugas da pele e melhorar o contorno facial. O preenchimento também é comumente usado na melhora do volume dos lábios.


O ácido hialurônico age preenchendo o espaço entre os tecidos, e, além de sua capacidade de preencher imediatamente após a aplicação, tem ainda a capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado. Além do efeito de redução das rugas, o preenchimento também tem o propósito de hidratação profunda da pele.


As principais aplicações são para suavizar o sulco nasolabial, popularmente conhecido como “bigode chinês”; preenchimento de olheiras profundas; rugas de marionete, as linhas que aparecem no canto dos lábios; e a suavização das linhas de expressão que aparecem na área da testa.


As únicas contraindicações para realização do procedimento são para os portadores de doenças autoimunes em atividade, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, e pessoas com alergia a qualquer componente da formulação. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não há idade mínima para aplicação do preenchimento com ácido hialurônico, mas a procura para o procedimento começa entre os 25 e 30 anos.


Apesar de ser um procedimento de baixa complexidade deve ser feito em consultórios e clínicas, por um profissional médico que tenha completo conhecimento sobre a anatomia facial. A pré-execução do preenchimento é feito com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. Para preenchimento dos lábios é feito um bloqueio anestésico, ou seja, a injeção é aplicada bloqueando o nervo dessa região.


Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico são imediatos à aplicação mas tornam-se mais visíveis após uma semana do procedimento e os resultados do preenchimento podem durar de 10 a 18 meses, dependendo da área aplicada e do metabolismo de cada pessoa.


Alguns cuidados podem ser cruciais para o melhor resultado com a aplicação do preenchimento. O Dr. Marcio Freitas recomenda que o paciente não faça massagens no local da aplicação por no mínimo seis horas posteriores ao procedimento. Depois desse período, o paciente estará liberado para limpeza suave, aplicar filtro solar e maquiagem. Inclusive o uso do filtro solar é indispensável para prevenir o aparecimento de manchas na pele.


Entre em contato em caso de dúvida, informações ou orçamentos

(75) 3023-9999 ou WhatsApp (75) 99244-5555

Orientações para o Pós-operatório na Cirurgia Bucomaxilofacial

18/05/2018


A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que essencialmente trata de traumatismos e deformidades na face, cavidade bucal e pescoço. Deformidades em regiões da face como dos maxilares e mandíbula, sendo traumas congênitos ou adquiridos. O que leva muitos pacientes a evitar ou retardar o tratamento por meio da cirurgia bucomaxilofacial é o mito que ronda em torno do pós-operatório.

Medo da dor após à cirurgia ou de não conseguir retornar as atividades em tempo hábil por conta do tempo de recuperação, afastam pessoas que necessitam da intervenção por meio da cirurgia bucomaxilofacial. O que vai ser decisivo tanto no resultado final da tratamento, quanto na recuperação rápida e pós-operatório é a escolha do cirurgião bucomaxilofacial. O tempo de recuperação vai depender do caso tratado e da ocupação que o paciente exerce. Há casos nossos, registrados, que o paciente retornou às atividades em torno 15 dias.


Para acabar com os mitos em torno do pós-operatório da cirurgia bucomaxilofacial e auxiliar com as etapas após a cirurgia, separamos algumas orientações que vão amenizar os efeitos no período pós-cirúrgico.  



1- É indispensável resfriar a área da cirurgia externamente. Aplique uma bolsa de gelo no rosto, protegendo a pele com uma toalha fina por 15 a 30 minutos, com intervalo de 1(uma) hora, durante todo dia após a cirurgia, suspendendo após as primeiras 24 horas;

2- Evitar esforços físicos. Por exemplo: levantar objetos pesados ou praticar esportes. Também evite abaixar a cabeça;

3- Evite cuspir, evite lavar a boca e evite fazer bochechos no dia da cirurgia;

4- Lubrifique os lábios com vaselina ou manteiga de cacau;

5- Evite mastigar alimentos! Ingerir alimentos líquidos ou pastosos, frios ou gelados (sucos, sorvetes, mousses, gelatinas, shakes, vitaminas);

6- Repouse, deitando-se com 2-3 travesseiros (para deixar a cabeça mais alta que o resto do corpo).


Os cuidados no dia seguinte e durante a semana do Pós-Operatório:


1- Continue evitando esforços físicos e esportes de contato, com risco de impactos no rosto;

2- Evite mastigar na área da cirurgia. Aumente a consistência dos alimentos gradativamente (sopas, purês, arroz, massas, pão macio, peixe, frango, etc);

3- Após cada alimentação, enxagüe a boca com água morna ou na temperatura ambiente;

4- Não utilize nenhum jato de água intra-oral ou escova de dente elétrica;


Cuidados Especiais


1- Se você sentir leve inchaço e/ou desconforto. Siga os medicamentos receitados pelo cirurgião. A partir do 2º dia depois da cirurgia, aplique uma toalha molhada com água morna sobre a área operada, por fora da boca, colocando uma bolsa de borracha com água quente sobre a toalha. Isso ajudará bastante a diminuir o inchaço. Faça várias aplicações até o dia de remoção dos pontos;

2- Remover os pontos 7(sete) a 14(catorze) dias após a cirurgia conforme orientação.



Caso tenha qualquer alteração ou dor na área da cirurgia, nos informe!

(75) 3023-9999 ou Whatsapp: (75) 99244-5555


A rinoplastia pode te ajudar a respirar melhor?

29/08/2017

Problemas na respiração através do nariz podem e deem ser aliviados ou corrigidos Rinoplastia Estética. No ato cirúrgico da Rinoplastia, o cirurgião deve realizar as alterações necessárias para alcançar um resultado bonito e eficaz. Além disso, o especialista tem a obrigação de manter a função respiratória nasal e até corrigir os incômodos respiratórios que alguns pacientes relatam. Por isso mesmo que o otorrino é o maior especialista que existe em Rinoplastia.

Agende sua avaliação pelo (75) 3023-9999 / Whatsapp: (75) 99244-5555 ou www.marciofreitas.com


Posso fazer rinoplastia para aumentar o nariz?

29/08/2017

A técnica não serve apenas para diminuir as dimensões do nariz. Uma cirurgia de rinoplastia também pode trabalhar na reconstrução pós-traumática da região ou no aumento do dorso do nariz para torná-lo mais harmônico. Agende sua avaliação pelo (75) 3023-9999 / Whatsapp:(75) 99244-5555 ou www.marciofreitas.com

A rinoplastia reformula ossos e cartilagens?

29/08/2017

A rinoplastia não envolve alterações apenas nos tecidos. Para a reconstrução ou remodelação do nariz, é necessário fazer pequenas transformações ósseas e nas cartilagens. Em casos específicos, pode até ser preciso utilizar enxertos de cartilagem para dar uma nova forma à superfície nasal. Agende sua avaliação pelo (75) 3023-9999 / Whatsapp:(75) 99244-5555 ou www.marciofreitas.com